Este é o aspecto da Realidade
Suprema ou Verdade Absoluta. Está além das formas, imutável, inconcebível, sem
começo nem fim. Todos os Budas compartilham o mesmo Dharmakaya ao atingir a
Perfeita Iluminação; é por isso que é dito que todos os Budas, inclusive Amida,
possuem a mesma essência. Não apenas o Buda Amida, mas sua Terra Pura também,
possui o mesmo aspecto Dharmakaya. Isto é evidenciado a partir desta e muitas
outras passagens similares dos textos sagrados:
Minha terra, sendo ela própria o Nirvana,
Será sem comparação.[1]
2.
Sambhogakaya (Hojin) ou Corpo da Recompensa
Este é o Buda Amida e
sua Terra Pura em formas transcendentais, como resultado das práticas de
Dharmakara e seus Votos. É chamado “Corpo da Recompensa” porque é o efeito, ou
“recompensa” de suas práticas e virtudes. Então, quando Dharmakara tornou-se
Buda Amida, seus 48 votos tornaram-se métodos efetivos de salvação e sua Terra
Pura veio a existir. Shakyamuni referiu-se ao Amida em sua forma Sambhogakaya
quando disse para Ananda:
“O Bodhisattva Dharmakara já alcançou o Estado
de Buda e agora vive na terra de
Buda do Oeste chamada de ‘Paz e Bem-aventurança’ que fica a cem mil kotis de
terras de distância daqui. […] Desde que ele atingiu o Estado de Buda, dez
kalpas se passaram.[2]”
Ou quando disse para Sariputra:
“O Buddha
então disse para o ancião Sariputra: ‘Se você viajar em direção ao oeste,
passando por cem mil kotis de terras de Budas, você chegará a uma terra chamada
de Suprema Bem-aventurança, onde há um Buda chamado Amitayus. Ele está vivendo
lá agora, ensinando o Dharma”.[3]
E também quando ele descreveu os dois aspectos
de (“Amitabha” – “Luz Infinita” e “Amitayus” –
“Vida Infinita”):
“Por qual
razão, Sariputra, você acha que o Buda é chamado Amitabha? Sariputra, a luz do
Buda brilha sem impedimentos nos mundos das dez direções . É por isso que ele é
chamado de Amitabha. Novamente, Sariputra, as vidas do Buda e
do povo da sua terra duram por kalpas inumeráveis, ilimitados, incalculáveis. Por
esta razão é que o Buda é chamado Amitayus."[4]
Estes aspectos também estão descritos no 12o
Voto:
“Se, quando eu atingir o Estado de Buda, minha
luz for limitada, incapaz de iluminar pelo menos cem mil kotis de nayutas de
terras de Buda, que eu não atinja a Perfeita Iluminação.”
(12o Voto)
E o 13o Voto:
“Se, quando eu atingir o Estado de
Buda, a duração da minha vida for limitada, mesmo que pelo periodo de cem mil
kotis de nayutas de kalpas, que eu não atinja a Perfeita iluminação.”
A Luz Infinita (Ilimitada) de Amida é uma
manifestação transcendental (Sambhogakaya) capaz de ir a qualquer lugar do universo. É por isso que
Ele disse que “se sua luz for limitada”
então que ele não atinja o Estado de Buda. A luz abraça, protege e traz
sabedoria da fé (shinjin) nos corações e mentes de pessoas que são abertas a
sua mensagem de salvação. Através de sua Luz, Amida tenta permanentemente
influenciar seres e faze-los aceitar a salvação contida no Voto Original (18º
Voto). É como um imã imenso atraindo todos os seres para ele. Alguns tornam-se
abertos para o Voto mais cedo e outros mais tarde, mas Amida continuará
enviando sua luz até que todos os infernos estejam vazios e todos os seres
tornem-se Budas.
A Vida Infinita (Ilimitada) de Amida simplesmente
significa que sua manifestação transcendental irá durar para sempre para o
benefício de todos os seres. É por isso que ele diz que “se a duração da
minha vida for limitada”, então que ele não atinja o Estado Buda. Então, o aspecto
Samboghakaya de Buda Amida teve inicio quando ele atingiu o Estado de Buda e
não tem fim (não tem limite), porque ele é o Buda da Vida Infinita.[5]
Também a Vida Infinita (Ilimitada) de Amida
significa que ele terá paciência o suficiente para ajudar a todos os seres. Este Voto está de acordo com o conhecido verso Mahayana:
“Enquanto houver espaço e enquanto
houver seres não iluminados, possa eu também permanecer para dissipar o
sofrimento do mundo”.
Então, a
Vida Infinita (Ilimitada) de Amida corresponde a Compaixão Infinita. Ele não
discriminará entre aqueles a serem salvos e irá trabalhar incessantemente para
salvar todos os seres sem nenhuma interrupção em sua atividade, como ele mesmo
prometeu:
“Se eu não me tornar um grande benfeitor
Nas várias existências por kalpas imensuráveis
Para salvar os pobres e aflitos em todas as
partes,
Que eu não atinja a Perfeita Iluminação."[6]
3.
Nirmanakaya – Corpo Mutável
(Ojin) ou Corpo Transformado (Keshin)
Segundo Shinran Shonin, este é o Buda Amida
como objeto da 9a contemplação (contemplação do Corpo Verdadeiro) no
Sutra da Contemplação. Nesta
contemplação, Shakyamuni descreve Amida com uma medida precisa do corpo:
“O seu
corpo (de Amida) é glorioso como mil milhões de kotis de barras de ouro do Rio
Jambu do céu de Yama e sua altura é de seiscentos mil kotis de nayutas de
vojanas multiplicados pelo número de grãos de areia do Rio Gânges."[7]
Então, no capítulo VI do Kyogyoshinsho,
Shinran disse:
“Eu revelo com
reverência o Buda Transformado e sua Terra como descritos no Sutra sobre a
Visualização do Buda da Vida Infinita [Sutra
da Contemplação], chamado ‘Buda na Contemplação do Corpo Verdadeiro’”.[8]
Na mesma
parte da 9a contemplação, a auréola do Buda Amida é descrita como
contend muitos “Budas transformados em número igual a milhões de kotis de
nayutas multiplicados pelo número de grãos de areia do Rio Gânges.”
Estes
corpos transformados (mutáveis) de Buda Amida, que emerge do seu aspecto
Sambhogakaya, e que varia de tamanhos e formas de acordo com as necessidades e
características dos seres (este é o significado de “Corpo Mutável”), são
enviados em direção áqueles que confiam nele nas dez direções do Samsara, como
fica evidente no tópico 21 do Sutra da
Contemplação:
"Os Budas transformados e as flores de lótus de joias na auréola de cada forma manifestada são como a descrição acima" |
“Amitayus,
exercendo poderes sobrenaturais quando lhe convém, pode manifestar livremente suas muitas formas nas terras das dez
direções. Ás vezes pode aparecer como uma figura enorme, preenchendo todo o
céu; outras vezes como uma figura menor, com apenas dezesseis ou dezoito pés de
altura. As figuras que ele manifesta são todas da cor de ouro puro. Os Budas transformados e as flores de
lótus de joias na auréola de cada forma manifestada são como a descrição acima."[9]
O mesmo é descrito nesta passagem:
“Buda Amitayus
possui oitenta e quarto mil características físicas, cada uma delas tendo
oitenta e quatro mil marcas secundárias de excelência. Cada marca secundária
emite outenta e quatro mil raios de luz; cada raio de luz brilha universalmente
sobre as terras das dez direções, abraçando e nunca abandonando aqueles que sã
conscientes do Buda. É impossível descrever em detalhes estes raios de luz,
características físicas e marcas, Budas transformados e assim por diante”.[10]
Shinran
Shonin também acreditava que um dos muitos Nirmanakayas ou Corpos Transformados
do Buda Amida é o próprio Buda Shakyamuni:
*
Na conclusão desta apresentação da
doutrina Trikaya, podemos dizer que Buda Amida está além de qualquer forma em
seu aspecto Dharnakaya, vive em sua forma transcendental (Sambhogakaya) na
Terra Pura, e, ao mesmo tempo, ele está aqui conosco, pessoas com fé genuína
nele em seus vários Corpos Mutáveis e Transformados (Nirmanakaya). Onde quer
que estejamos, no quarto, na rua, sozinhos ou com amigos e familia, Buda Amida
sempre nos acompanha.
Quando nós mesmos atingirmos o
Estado de Buda na Terra Pura, teremos acesso á realidade suprema além da forma
(Dharmakaya) e viveremos para sempre em forma transcendental (Sambhogakaya) na
Terra Pura de Amida, iremos a todos os locais do universo nos vários Corpos Mutáveis ou Transformados
(Nirmanakayas) para salvar todos os seres.
fragmento do meu livro,
[1] The Three Pure Land Sutras - A Study and Translation from
Chinese by Hisao Inagaki in collaboration with Harold Stewart, Bukkyo Dendo
Kyokai and Numata Center for Buddhist Translation and Research, Kyoto, 2003,
p.9-10
[5] Eu não
faço distinção entre eterno e ilimitado. Apenas o aspecto Dharmakaya de Buda
Amida é eterno, pois não tem inicio nem fim, enquanto o aspecto Sambhogakaya teve um início, mas não terá fim
– será ilimitado, como dito no Sutra. Shinran Shonin também emfatizou
este aspecto da não limitação de Amida como Sambhogakaya:
“A
vida de Amida é infinita, nenhuma medida pode ser tomada”
(Hymn
of the Nembutsu and True Shinjin – Passages on the Pure Land Way - The Collected Works of Shinran, Shin Buddhism Translation Series, Jodo
Shinshu Hongwanji-ha, Kyoto, 1997, p. 304)
“Desde que ele atingiu o Estado de Buda,
dez kalpas se passaram”
A vida do Buda
não é mensurável..
Brilhando sobre
a cegueira e ignorância do mundo; hence, eu me curvo em reverência”.
(Hymns of the
Pure Land - The Collected Works of Shinran, Shin Buddhism Translation Series, Jodo Shinshu Hongwanji-ha,
Kyoto, 1997, p. 321)
[6] Sutra Maior, capítulo 8, The Three Pure Land Sutras -
A Study and Translation from Chinese by Hisao Inagaki in collaboration
with Harold Stewart, Bukkyo Dendo Kyokai and Numata Center for Buddhist
Translation and Research, Kyoto, 2003, p.20
[7] The Three Pure Land Sutras - A Study and Translation from
Chinese by Hisao Inagaki in collaboration with Harold Stewart, Bukkyo Dendo
Kyokai and Numata Center for Buddhist Translation and Research, Kyoto, 2003,
p.86
[8] Shinran Shonin, Kyogyoshinsho, cf with Kyogyoshinsho – On
Teaching, Practice, Faith, and Enlightenment, translated by Hisao Inagaki,
Numata Center for Buddhist Translation and Research, Kyoto, 2003, p. 233. and Kygyoshinsho,
Ryukoku Translation Series, Ryukoku University , Kyoto ,
1966, p. 161.
[9] The Three Pure Land Sutras - A Study and Translation from
Chinese by Hisao Inagaki in collaboration with Harold Stewart, Bukkyo Dendo
Kyokai and Numata Center for Buddhist Translation and Research, Kyoto, 2003,
p.91
[10] The Three Pure Land Sutras - A Study and Translation from
Chinese by Hisao Inagaki in collaboration with Harold Stewart, Bukkyo Dendo
Kyokai and Numata Center for Buddhist Translation and Research, Kyoto, 2003, p.
87
[11] Shoshinge. The Way of Nembutsu-Faith: A Commentary on the
Shoshinge, by Hisao Inagaki, Nagata Bunshodo, Kyoto , 1996.
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