Esta doutrina foi bastante explicada pelo
mestre T’an-luan no seu Ojoronchu[1].
Segundo ele, todos os Budas, inclusive Amida, possuem dois corpos/aspectos.
1. Dharmakaya da Natureza do Dharma (Hossho Hosshin)
2. Dharmakaya da Recompensa (Hoben Hosshin), também chamado de
Dharmakaya dos meios hábeis.
O primeiro é a realidade suprema e
incondicionada além da forma, igualmente compartilhada por todos os Budas[2],
enquanto o segundo é a manifestação específica e particular de cada Buda para o
bem dos seres sencientes.
A relação entre eles é descrito desta forma:
“Do Dharmakaya da natureza do Dharma origina-se
o Dharmakaya da Recompensa; através do Dharmakaya da Recompensa, o Dharmakaya da
natureza do Dharma é revelado. Estes dois Dharmakayas são diferentes, mas
inseparáveis; eles são um e o mesmo.”
A relação entre a “Doutrina dos dois corpos de
Buda” como expressa por T’an-luan e os “Três Corpos do Buda” (Trikaya)
O Dharmakaya da natureza do Dharma é idêntico
ao Dharmakaya referido na doutrina Trikaya e o Dharmakaya dos meios hábeis
(Dharmakaya dos meios compassivos) corresponde ao Sambhogakaya ou Corpo da
Recompensa[3].
Nirmanakaya ou os vários Corpos Transformados são manifestações/emanações do
Sambhogakaya e portanto, podemos considera-lo como parte do Dharmakaya da
Recompensa.
Shinran Shonin aceitou as duas explicações dos
Corpos (Aspectos) de Buda Amida, como podemos ver nestes versos do Jodo
Wasan:
“Dez kalpas já se passaram
desde que Amida alcançou o Estado de Buda,
desde que Amida alcançou o Estado de Buda,
(Doutrina dos Três Corpos do Buda)
Mas ele parece um Buda mais antigo
Do que kalpas incontáveis como partículas."[4]
(Doutrina dos Dois Corpos do Buda)
Nos primeiros dois versos Amida é descrito como
Dharmakaya da Recompensa ou Dharmakaya para o bem dos seres sencientes (Sambhogakaya),
enquanto nos últimos versos, o Dharmakaya surpemo sem forma (Dharmakaya da
natureza do Dharma) é revelado. Shinran e T’an-luan não negaram a história do
Bodhisattva Dharmakara ter se tornado Amida dez kalpas atrás, como descrito no Sutra Maior – “Dez kalpas se passaram desde que Amida atingiu
o Estado de Buda” – mas eles também quiseram apontar que este é apenas um
dos aspectos de Amida, o Dharmakaya dos meios hábeis/Sambhogakaya e que ele
também tem
uma natureza de Buda suprema (Dharmakaya da
natureza do Dharma) que não tem começo e nem fim[5].
“Mas ele parece um Buda mais antigo do que kalpas incontáveis como partículas”
Este aspecto supremo de Amida como Buda
Dharmakaya é a essência e a verdadeira natureza de suas manifestações
transcendentais ou Amida como Sambhogakaya. Então, Amida como Dharmakaya precede
Amida como resultado das práticas e votos (Amida como descrito no SutraMaior). Por que digo isso? A razão é muito simples – Amida como Dharmakaya é o mesmo que
“talidade"[6],
Nirvana ou natureza de Buda, que está sempre presente (sem começo nem fim) e
não é produzido por nada, ao passo que Amida como Sambhogakaya ou Amida como
Dharmakaya da Recompensa teve início no momento em que Dharmakara cumpriu suas
práticas em alcançou a Iluminação.
É por isso que os Budas são chamados
Tathagatas. O termo “Tathagata” é composto por "tathā" e "āgata”
que signigica “assim ir”. O termo refere-se ao Buda que “assim foi” do Samsara para
o Nirvana/Talidade, mas também que “assim veio” do Nirvana/Talidade para
trabalhar pela salvação de todos os seres sencientes. No nosso caso, Amida como
Dharmakaya da natureza do Dharma é o Nirvana/Talidade propriamente dito, como
Shinran disse:
“Nirvana Supremo é o corpo do Dharma incriado.
O corpo do Dharma incriado é a verdadeira realidade. A verdadeira realidade é a
natureza do Dharma. A natureza do Dharma é a talidade. Talidade é Unidade. Tathagata Amida surge da talidade e
manifesta vários corpos – completo (Sambhogakaya/Dharmakaya da Recompensa),
mutável e transformado.”[7]
Então, quando Dharmakara
alcançou a perfeita Iluminação/Nirvana/Talidade, ele automaticamente tornou-se
Tathagata Amida em dois aspectos: 1) Amida como Dharmakaya
ou realidade suprema além das formas, sem
começo nem fim (“Assim foi”), e, 2) Amida como Dharmakaya da Recompensa ou
Sambhogakaya, que é Amida em Forma e
Nome, que vive na Terra Pura (“Assim veio”). Ambos são dois aspectos diferentes
do mesmo Buda Amida, mas, novamente, se perguntarmos quem veio primeiro, Amida
como Dharmakaya ou Amida como Sambhogakaya, a resposta é – Amida como
Dharmakaya. Isto é porque, como eu disse acima, o Dharmakaya supremo é sempre presente; já estava presente antes do
Bodhisattva Dharmakara formular os 48 votos e começar suas práticas, antes de
ele ter atingido a Iluminação e ter se tornado Amida, assim sempre presente até
o futuro infinito. Esta é a lógica das palavras de Shinran “Ele parece um Buda
mais antigo do que dez kalpas incontáveis como partículas” e da doutrina
dos dois Corpos de Buda segundo a qual Amida é o Dharmakaya da natureza do
Dharma (Amida além da forma) é a origem e essência (a verdadeira natureza) de
Amida como Dharmakaya da Recompensa (Amida em Forma e Nome/Amida na sua Terra Pura).
Se Dharmakara não tivesse se tornado Amida em
forma de Samboghakaya (Dharmakaya da Recompensa), Amida como Dharnakaya além da
forma não poderia salvar ninguém. Então, dizemos como o Mestre T´an-luan:
“Do
Dharmakaya da natureza do Dharma origina-se o Dharmakaya da Recompensa”. Também, sem Amida no seu aspecto eterno além
da forma, não há Amida em Forma e Nome, isto é, Amida como Recompensa das
práticas e votos de Dharmakara. Isto
porque se o Bodhisattva Dharmakara não tivesse sido desperto para o Dharmakaya
além da forma, ele não poderia ter se tornado Dharmakaya em Forma e Nome ou
Amida como descrito no Sutra Maior, habitando na sua Terra
Pura. É muito importante aprender que sem
a perfeita Iluminação ou Talidade (Dharmakaya supremo) como base e verdadeira
natureza, Amida em Forma e Nome e sua Terra Pura seriam apenas mais uma
manifestação samsárica.7 É por isso que o Mestre T´an-luan usou
o termo Dharmakaya para ambos, tanto
para a natureza suprema de Buda Amida (Dharmakaya
da natureza do Dharma) quanto para sua manifestação transcendental (Dharmakaya
da Recompensa) – ele queria que soubéssemos que este último é firmemente
enraizado no Dharmakaya supremo e sem forma.
Então novamente, quando Bodhisattva Dharmakara atingiu
a perfeita Iluminação, ele despertou para para o Dharmakaya além da forma,
sempre existente e nunca criado. Naquele momento, de acordo com seus 48 Votos,
Amida em Forma e Nome, assim como a Terra Pura, passaram a existir. Atingir a
perfeita iluminação ou o Despertar para o Dharmakaya supremo foi o fator
decisivo que produziu o aspecto Sambhogakaya (Dharmakaya dos méis hábeis) e sua
Terra Pura. Isto, novamente, é a lógica da frase: “Do Dharmakaya da natureza do
Dharma, origina-se o Dharmakaya da Recompensa”. Do Despertar para o sempre
presente Dharmakaya/Talidade/Natureza Búdica/Nirvana, e a partir da base deste
Despertar, originam-se as manifestações transcendentais para salvar os seres
sencientes, que é Amida em Forma e Nome
e sua Terra Pura.
Em suma, Amida
como Dharmakaya supremo é o “Buda mais antigo que dez kalpas incontáveis como
partículas”, como Shinran disse, e Amida em forma Sambhogakaya or Amida
como Dharmakaya da Recompensa é sua manifestação segundo as práticas e votos de
Dharmakara. O que o Sutra Maior nos
mostra é o processo através do qual Amida como Dharmakaya supremo torna-se
Amida em Forma e Nome para a salvação dos seres sencientes. Este processo
foi aperfeiçoado dez kalpas atrás, como Shakyamuni e Shinran Shonin explicaram,
“dez kalpas se passaram desde que Amida
atingiu o Estado de Buda”.
fragmento do meu livro,
[1] Todas as passagens deste capítulo foram tiradas do “Ojoronchu –
T’an-luan’s Commentary on Vasubandhu’s Discourse on the Pure Land ,
A Study and Translation” by Hisao Inagaki, Nagata Bunshodo, Kyoto , 1998.
[2] T’an-luan disse:
“Todos os Budas Tathagatas são chamados ‘igualmente iluminados”. Mestre
Shan-tao disse: “Todos os Budas atingiram a mesma Iluminação”. Também no
Sutra Guirlanda de Flores, ao qual Shinran Shonin faz referência no Kyogyoshinsho,
é dito: “Os corpos de todos os Budas são um Corpo do Dharma”.
[3] Nirmanakaya ou Corpo
Transformado está incluído no Sambhogakaya e portanto, é parte do Dharmakaya
dos meios hábeis.
[4] The Collected Works of Shinran, Shin Buddhism Translation
Series, Jodo Shinshu Hongwanji-ha, Kyoto ,
1997, p.349
[5] Mestre T’an-luan aceitou a história de Dharmakara tornando-se Amida tal
como no Sutra Maior, e também enfatizou que quando Dharmakara decidiu
trabalhar para a criação da Terra Pura, ele não era um Bodhisattva ou monge
comum, mas aquele que não tinha mais nada a fazer pela sua própria Liberação. Aqui
estão algumas passagens importantes do Ojoronchu:
“Antes, na presença do Buda
Lokesvararaja, o Bodhisattva Dharmakara alcançou um insight sobre a não criação
de todos os dharmas. Este
estágio é chamado de Familia do Sábio. Enquanto lá vivia, ele fez os
48 Grandes Votos, e ele criou sua terra chamada de Paz e Bem-aventurança. Isto
quer dizer que sua terra é resultado da sua causa”
[…] “A Terra da Paz e da
Bem-aventurança sem dúvida surgiu do karma puro do Bodhisattva Dharmakara, que
alcançou o insight sobre a natureza incriada de todos os dharmas. Também é o
reino governado pelo rei do Dharma, Amida. Sem dúvida, o Tathagata Amida possui
o poder de controlar a formação e manutenção da Terra Pura.”
[…] “A
terra da Paz e Bem-aventurança foi criada através da Compaixão e Meditação
Correta do Bodhisattva Dharmakara. Ela foi estabelecida pela Poder Superior e
Voto Original do Tathagata Amida.”
[6] Não existe,
em português, uma tradução perfeita para a palavra “suchness”, mas a palavra
“talidade” têm sido usada em alguns textos budistas para referir-se á realidade
suprema “tal realidade”.
„Esta Terra Pura cumpre a
natureza do Dharma e não entra em conflito com a base do Dharma”.
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