Mas o shinjin é diferente, pois não implica necessariamente
em um estado especial, ou algo que precisa ser sentido ou experimentado. É
simplesmente confiar em Buda Amida. Eu confio em Amida para alcançar o estado
de Buda em sua Terra Pura. E isto é tudo.
As pessoas, no geral, estão famintas por sensações e
sentimentos especiais, pensando que se não sentirem algo especial, então talvez
elas não tenham realizações espirituais verdadeiras. Mas em questões
relacionadas ao shinjin e á salvação de Buda Amida, não é necessário nenhum
estado da mente especial em sua vida diária.
Quando a fé é experimentada pela primeira vez, o seguidor
sente que um peso foi retirado das suas costas, já que ele não precisa confiar
em si mesmo para tornar-se um Buda – um ser totalmente liberto – o peso da sua
liberação é carregado pelo Buda chamado Amida, que já cruzou o caminho por ele.
Você pode ficar feliz ou sentir-se aliviado quando você
confia no Buda Amida, se atingir o estado de Buda ou a liberação final dos
nascimentos e das mortes for a coisa mais importante para você, mas isto não
significa que a toda hora, a todo minuto ou segundo, você estará dando pulos de
alegria. Nossas vidas são tão atribuladas que estamos sempre sobrecarregados
por problemas e preocupações diárias, mas está tudo bem, tudo bem ser assim!
Não sentimos que temos que pular de alegria porque somos
salvos por Amida. Apesar disto, a salvação de Amida está sempre presente, já
que nossa fé simples permanece conosco a partir do momento em que a recebemos
no coração.
Eu geralmente digo que fé, uma vez recebida, é como a
respiração, sempre lá sem que você a perceba conscientemente a cada instante.
No caminho do Jodo Shinshu podemos relaxar porque não
precisamos de estados de consciência especiais ou qualidades especiais, não
precisamos ser diferentes do que já somos na vida cotidiana, podemos continuar
aprisionados nos nossos apegos diários, não precisamos ser sábios... ou seja,
não precisamos fazer nada de diferente do que já fazemos.
Isto é porque Amida faz TUDO...
Refúgio em Amida, fé em Amida, recitação do seu Nome são
práticas eficientes não por causa de nós, de um certo estado ou qualidade que
devemos desenvolver, mas por causa do Outro Poder de Amida. Quando você
entender isso, poderá relaxar. Relaxar no Jodo Shinshu é deixar tudo na mão de
Amida. Salvar e tornar uma pessoa um Buda é problema de Amida e ele já fez isso
por você há muitos kalpas quando cumpriu seu Voto Original.
Fé em Amida é fé em Amida, não é a confiança em nós mesmos
ou naquilo que podemos fazer, nos nossos sentimentos e estados mentais.
Trata-se da fé no Outro, Naquele que já é Buda, no Ser completamente liberto
que prometeu para todas as pessoas comuns e “sem valor” que elas alcançarão do
Estado de Buda através dele.
Eu repito (e não estou escrevendo este capitulo por acidente
mas por causa da minha experiência com algumas pessoas que precisam disso), não
pense que precisa de algo especial em relação á fé.
Também não pense que algo precisa acontecer com você depois
que você se entregar a Amida, como por exemplo, tornar-se uma pessoa melhor ou
mais sábia. O Jodo Shinshu existe para as pessoas que permanecem presas ás suas
ilusões e paixões cegas por toda a vida. Amida não espera nada destas pessoas
para quem ele fez o Voto Original. É normal que pessoas comuns repletas de
ilusões e paixões, permaneçam assim por toda a vida...
Ou, se parecer que você fez algo realmente bom ou útil para
alguém após entregar-se para Amida, pense que isto é devido a influência de
Amida, mas não é que você seja uma pessoa melhor devido a sua salvação. Não
gaste sua energia com “virtude” e “não virtude”, apenas confie em Amida e faça
o que for possível na sua vida aqui e agora, por você e pelos outros.
Alguém me disse que não consegue dormir, fazendo esforços
para alcançar o shinjin. Eu disse: “relaxe, shinjin significa confiar em Amida.
Não é algo que você deva criar ou construir na sua mente. Não se estresse,
confie em Amida. Deixe de lado a ideia de sentir ou criar algo. Apenas confie”
A mente humana é tão complicada... mas shinjin significa
apenas confiar exclusivamente em Amida para alcançar a sua Iluminação. Ao fazer
isso, quando você morrer, você nascerá na Terra Pura ou na esfera de influência
de Amida e você se tornará um Buda. Mas até lá, relaxe e seja apenas quem você
é. Está tudo bem, você não precisa construir nada na sua mente iludida.
Amida faz TUDO e não pede NADA de você.
2 comentarii:
Texto muito bom. Apenas gostaria de acrescentar que em outras tradições a "mente de ganho" também é reprovada. No Zen Soto o estado ideal é o Mushotoku (sem mente de ganho), alcançado pelo crescimento de Bodaishin / Boddhichita. A prática de Shikan Taza, no Soto Zen, não tem êxito se não for um "apenas sentar", enquanto houver intencionalidade egóica para alcançar algo o Shikantaza não acontece. Nas escolas que empregam Koans, como a Rinzai, o Koan, sobretudo o primeiro com o qual o praticante trabalha, visa justamente baixar as guardas racionais do estudante, algo que talvez Shinran chamasse de calculismo. Eu diria que um praticante de qualquer escola Mahayanista que estiver praticando com uma mente obsessiva por resultados, está em erro.
Forte abraço!
Namu Amida Butsu
Já que não são iluminados, os seres sencientes sempre terão a mente obsessiva. Apenas um Buda pode simplesmente sentar em Shikantaza, todas as outras pessoas estão apenas imitando. Também, apenas um Buda pode estar sem ego, sentar sem ego, e fazer o que mais quiser sem nenhum objetivo pessoal. Apenas um Buda é realmente Mushotoku.
Meu conselho para qualquer ser não iluminado é não perder seu tempo em vão com conversas sem sentido sobre Shikantaza, Mushotoku, etc, apenas confie em Buda Amida e deseje nascer na sua Terra Pura. Sim, devem desejar nascer lá, é preciso ter este objetivo em mente! No Jodo Shinshu não começamos com o final da jornada, mas com o que somos aqui e agora. Aqui e agora, nesta forma humana tão difícil de se obter, não podemos escapar dos nossos desejos, então devemos simplesmente desejar nascer no reino de Amida. Aqui e agora devemos abraçar a dualidade do Salvador (Buda Amida) que manifestou a Terra Pura por Compaixão por nós (enquanto ainda vive em Mushotoku já que não precisa de nada para si mesmo), e por aqueles a serem salvos - nós, seres não iluminados.
Apenas depois de chegar nesta terra, entenderemos Shikantaza e Mushotoku. Nesta vida podemos sentar o dia todo, ter uma boa postura, mas nunca iremos "apenas sentar". A mão amiga de Amida (Voto Original) tem estado aqui desde que ele se tornou um Buda, muitos aeons atrás, mas alguns de nós preferem ficar falando sobre coisas além da nossa capacidade como Mushotoku, Shikantaza, etc, quando deveriam apenas aceitar e entregar seus destinos kármicos para ele. o Nembutsu da fé não deve ser comparado com "apenas sentar", "Mushutoku", ou qualquer outra coisa do Caminho Zen. No entanto, o Nembutsu é o único meio para pessoas comuns como nós atingirem o estado de não-desejo, não-objetivo, não-ego, e a completa capacidade de ajudar todos os seres. Uma pessoa pode ter fé mas ainda assim ser egocêntrico até que finalmente possa nascer na Terra Pura e atingir o Estado de Buda. Então, pessoas de fé NÃO são Mushotoku, porque possuem vários desejos, ilusões e paixões cegas. Tais pessoas têm objetivos mundanos e cometem vários erros na vida diária e religiosa.
O que Shinran disse com "sem calculismo" refere-se geralmente á ideia de desistir do mérito de atingir o nascimento na Terra Pura, mas os discípulos de Shinran desejam nascer na Terra Pura, então eles têm este objetivo em mente (não fingem Mushotoku nesta vida). Apenas sabem que isso não será alcançado através de seus próprios conhecimentos e suas próprias "práticas".
Sou completamente contra comparar o Caminho do Dharma do Zen com o Caminho do Dharma da Terra Pura. É por isso que as discussões e os debates sobre o Zen e o Jodo Shinshu terminarão aqui. Este website é um sítio exclusivo para o Caminho da Terra Pura ensinado por Shinran e Rennyo.
Se você quiser realmente entender o Jodo Shinshu, você tem que esvaziar a sua xícara (mente) de palavras e conceitos como "Mushotoku", "apenas sentar", etc. Abandone-os e simplesmente confie em Amida, chame seu Nome com fé e deseje nascer na sua Terra Pura. Então, quando nascer lá, você poderá realmente sentar o quanto quiser ou ir a qualquer lugar em muitas formas para ajudar aos demais seres. Você poderá ir sem nem se mexer, como fazem os Budas. Mas, enquanto não for um Buda, você não pode brincar com o Caminho Zen e o Caminho do Nembutsu (Terra Pura). Sua mente não iluminada não terá benefício algum ao compara-los. Apenas um Buda pode compreender os vários caminhos do Dharma.
Muitas felicidades!
Namo Amida Butsu
PS: Você pode ver neste link (em inglês) dois dos meus artigos sobre Nembutsu and Zazen e entender porque eu acho que não é possivel praticar ambos ao mesmo tempo.
http://amida-ji-retreat-temple-romania.blogspot.ro/search/label/NEMBUTSU%20AND%20ZEN
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