(translated from English by Shaku Shinkai)
“Se o Voto Original de Amida é verdadeiro,
então o ensinamento de Shakyamuni não pode ser falso. Se os comentários de
Shan-tao são verdadeiros, as palavras de Honen podem ser falsas? Se as palavras
de Honen são verdadeiras, então certamente o que eu digo não pode ser vazio.[1]”
O
Voto Original é verdadeiro. Esta é a base da nossa fé e de todo o Dharma de
Amida ensinado por Shakyamuni e os Mestres que vieram depois. Tudo começa assim
– o Voto Original é verdadeiro. Se aceitamos que o Voto original é verdadeiro e
confiamos nele sem dúvida, então somos salvos; se não, esta vida em forma
humana será em vão:
“se
nesta vida você ainda está emaranhado em uma rede de dúvidas, então
inevitavelmente você deve passar mais uma vez no caminho de nascimentos e
mortes através das miríades de kalpas[2]”.
No Voto Original encontramos tudo o que
precisamos e o que Amida e Shakyamuni quer que façamos. Podemos dizer que para
nós, todo o budismo é reduzido ao Voto Original. É claro que Shakyamuni ensinou
muitas coisas durante a sua vida, mas nada é mais importante para nós do que os
preciosos momentos em que ele contou a história de Buda Amida e seu Voto
original. Como Shinran disse:
“Dentre
todos os ensinamentos que o Grande Sábio pregou em sua vida, nenhum supera este
oceano de virtudes [o Voto Original].”[3]
Para Shinran e para nós, “o Voto universal dificil de conceber é sem
dúvida um grande veículo nos levando
através do oceano difícil de cruzar.” É “o verdadeiro ensinamento fácil
de ser praticado por seres pequenos e tolos; o caminho reto fácil de seguir por
aqueles que são simples e ignorantes.”
No Voto Original, Buda Amida fez a seguinte
promessa:
“Se, quando alcançar o Estado de Buda,
os seres sencientes das terras das dez direções que sincera e alegremente
confiarem em mim, desejarem nascer na minha terra de Buda, e invocarem o meu
Nome, ainda que dez vezes, não nascerem nela, que eu não alcance a perfeita
Iluminação.”
Aqueles que tiverem fé nele, chamarem o seu
Nome e desejarem nascer na Terra Pura, irão para lá. É simples assim.
Claramente, como Shinran disse acima, é algo que até os “simples e ignorantes”
podem seguir. Nenhuma prática especial, nenhuma virtude ou capacidades espirituais, nem esta nem aquela técnica de
meditação, nem retiro em um monastério, nada mas a fé simples, a invocação do
Nome (fé e invocação do Nome são a mesma coisa) e o desejo de nascer na Terra
Pura após a morte.
Os mestres da nossa escola sempre insistem que
devemos estar de acordo com o Voto Original. Estar de acordo com o Voto
Original significa que o aceitamos como
verdadeiro e eficaz na nossa salvação, que chamamos o Nome de Amida com
fé e desejamos nascer na sua Terra. Aceitar que o Voto Original é verdadeiro e eficaz
também significa que os elementos destes Votos são verdadeiros e reais. Quais são estes elementos? Buda Amida e sua Terra Pura. Apenas em relação a este Buda e sua
Terra Pura existe fé, a invocação do Nome e o desejo do nascimento. Fé em quem? Fé em Buda Amida. Invocação do Nome de quem? O Nome do Buda Amida. O desejo de nascer em qual terra? O
desejo de nascer na Terra de Amida.
Se temos fé em alguém, então isto significa que
não há sombra de dúvidas que este alguém é confiável e que manterá sua palavra.
Agora direi algo que parece muito simples e óbvio para ser mencionado, mas
aceitar a promessa de alguém significa que aceitamos sua existência também.
Promessas podem ser feitas por pessoas existentes, no nosso caso, por um Buda
Amida vivo e que existe, não por objetos materiais ou personagens fictícios. Se
você ler Harry Potter ou um livro sobre Papai Noel, ou mesmo Hamlet de
Shakespeare, você não pode acreditar que estes seres são reais. Você sabe que
eles são parte de uma ficção e o que quer que eles digam no livro em questão
não se trata de uma promessa pessoal para você. Por que estou fazendo esta
comparação boba? Porque hoje em dia, alguns estudiosos e professores duvidosos
em nossa Sangha internacional, estão tentando convencer as pessoas que Buda Amida é apenas um personagem fictício como Hamlet[4]
e não como um ser real e Iluminado. Também tentam apresentar outros
elementos do Voto Original – a Terra Pura – como sendo não existente ou como
algo a ser alcançado aqui e agora, e não um local onde deveríamos nascer após a
morte como nos diz o Voto Original.
A situação é muito complicada e seriam
necessárias muitas páginas e muitos livros para se descrever em detalhes os
muitos aspectos destas visões distorcidas e heresias, incluindo as razões pelas
quais seus autores assim argumentam. No entanto, neste artigo eu tenho a
intenção de oferecer não apenas outra teoria ou opinião pessoal, mas a única
visão que interessa – o verdadeiro ensinamento sobre Buda Amida e sua Terra
Pura , como ensinado por Shakyamuni e os Mestres de nossa tradição.
Então, voltando aos nossos argumentos, apenas
se aceitamos a existência de Buda Amida em Forma e Nome e sua Terra Pura,
podemos ter uma fé genuína, chamar seu Nome e desejar nascer lá. Devido a Buda
Amida e sua Terra Pura serem reais, seu Voto Original no qual ele nos incentiva
a confiar nele, chamar seu Nome e desejar nascer lá, também é real. Não estamos
falando sobre promessas vazias feitas por uma pessoa não iluminada ou por um
personagem fictício em um livro de fantasia, mas uma promessa de um Buda
verdadeiro, o Iluminado chamado Amida. Porque ele existe e é um Buda, isso
significa que ele é confiável para nos levar para a sua Terra Pura.
Onde nos ouvimos sobre Buda Amida, sua Terra
Pura e seu Voto Original? Nós ouvimos sobre eles nos ensinamentos de
Shakyamuni, o Buda histórico que apareceu no nosso mundo mais de 2500 anos
atrás, Esta é outra razão para confiar nossos destinos kármicos a Amida –
porque Shakyamuni é a testemunha e aquele que contou a história de Amida para
nós:
“Se o
Voto Original de Amida é verdadeiro, o ensinamento de Shakyamuni não pode ser
falso”
Mestre Seikaku fez uma
colocação muito simples sobre aceitar o Voto Original com fé baseado no que o
próprio Shakyamuni nos ensinou sobre
aquele que fez o Voto:
“Suponha
que um homem que você confia muito e que esteja acima de qualquer suspeita, lhe
conte sobre um local que ele conhece bem, lhe diga que há uma montanha ali, um
rio acolá. Você acredita piamente no que ele diz, e após de aceitar suas
palavras, você encontra outras pessoas que dizem que é tudo mentira. Não há
montanha e nem rio.
No entanto, já que você ouviu tudo aquilo de
uma pessoa que você acredita que não inventaria nada disso, mesmo que cem mil
pessoas digam o oposto, ainda assim você aceita o que a primeira lhe disse.
Isto se chama confiança. Então, acreditar no que Shakyamuni ensinou, confiar em
Amida e não ter dúvidas, deve ser assim."[5]
Também, os mestres
de nossa tradição que seguem Shakyamuni, incluindo Shan-tao, Honen e Shinran[6], aceitaram e transmitiram
a verdade do Voto Original:
“Se o ensinamento do Buda é verdadeiro, os
comentários de Shan-tao não podem ser falsos. Se os comentários de Shan-tao são
verdadeiros, as palavras de Honen podem ser falsas? Se as palavras de Honen são
verdadeiras, então certamente o que eu digo não pode ser falso”.
Mesmo
que eles ás vezes usem métodos diferentes, todos eles ensinaram que Amida e sua
Terra Pura existem, que devemos ter fé e desejar ir para lá.
[1] Tannisho, capitulo 2 - The Collected Works of Shinran,
Shin Buddhism Translation Series, Jodo Shinshu Hongwanji-ha, Kyoto , 1997, p.662
[2] Kyogyoshinsho, capítulo 1, The Collected Works of Shinran,
Shin Buddhism Translation Series, Jodo Shinshu Hongwanji-ha, Kyoto , 1997, p.4
[3] Idem, p.3
[4] Dr Nobuo Haneda disse “Amida é um personagem fictício como Hamlet ou Fausto” em seu artigo What Is Amida Buddha? em: http://www.livingdharma.org/Living.Dharma.Articles/WhatIsAmida-Haneda.html
[5] Essentials of Faith Alone do Mestre Seikaku.
[6] Também Nagarjuna, Vasubandhu, T’an-luan, Tao-ch’o, Genshin, Rennyo
Shonin.
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