1) Samsara e Nirvana (Estado de Meu primeiro artigo em portuguêsBuda/Iluminação)
Samsara é o ciclo de nascimentos
e mortes repetidos. Trata-se do efeito do karma[1]
pessoal e coletivo (interdependente) de seres não iluminados[2],
portanto não possui outro criador[3] além
das nossas próprias ilusões, apegos e desejos. Há muitos estados samsaricos de
existência, podemos mencionar por exemplo, os infernos, o reino dos seres
famélicos, animais, humanos, asuras ou espíritos guerreiros e deuses. Todos os
seres nascem, morrem e renascem novamente em seus respectivos reinos devido aos
seus karmas e suas existências é acompanhada por diferentes tipos de sofrimentos
e ilusões[4].
O objetivo do caminho do Buda é escapar do Samsara e
alcançar o Estado de Buda ou Nirvana[5]/Iluminação
Perfeita[6]. Esta
é a maior liberdade e felicidade que independe de qualquer causa ou condição e
que existe como potencial inerente em todos os seres sencientes, não importa
quão baixo seja o estágio em que se encontrem na escala espiritual de
evolução. Explicando de forma simples, assim como todas as sementes têm o
potencial natural para tornarem-se árvores, todo os seres sencientes têm
potencial para tornarem-se Budas, ou seja, para despertar a própria natureza
Búdica[7]. É
por isso que é dito no budismo que "todos os seres possuem a natureza
Búdica". Além de todas as camadas da nossa personalidade ilusória, a
natureza Búdica é a realidade última, incriada e indestrutível, o tesouro
escondido dentro de cada um de nós. Quando descoberta, as causas dos
sofrimentos, nascimentos e mortes consecutivas são aniquiladas e aquele que a
atingiu torna-se salvador e guia para aqueles seres que ainda estão
aprisionados na escravidão do samsara.
O estado do Nirvana ou Estado de Buda é supremo no universo.
Todos aqueles que alcançam este estágio são chamados de Buda. Não há deus,
espíritos ou figuras divinas de qualquer
religião que seja superior aos Budas e nenhuma religião ou caminho espiritual
iguala-se aos ensinamentos do Buda. É por isso que nós, como discipulos de
Buda, tomamos refúgio apenas no Buda, no Dharma e na Sangha[8], a
comunidade de seus seguidores. É por isso também que não veneramos ou
dependemos de figuras religiosas fora do Dharma de Buda[9].
O samsara é geralmente descrito
nos textos sagrados como um sonho coletivo enquanto os seres samsaricos (não
iluminados) são descritos como pessoas que dormem o longo sono da ignorância.
Os Budas, os únicos seres Despertos/Iluminados (a palavra Buda significa “Desperto”), possuem
sabedoria e compaixão infinitas, então eles agem como despertadores para os
outros. A coleção de ensinamentos e
práticas através das quais os Budas auxiliam na despertar dos seres não
iluminados, é chamada de Dharma do Buda.
2) Buda Shakyamuni e seu ensinamentos sobre a salvação do Buda Amida
Segundo o Dharma de Buda, a
história humana como a conhecemos é apenas uma pequena fração de temos
infinitos e inconcebíveis do universo. Isto significa que muitos sistemas de
mundos e seres já haviam existido antes do surgimento desta terra e continuarão
a existir após o seu desaparecimento. Portanto, no passado sem início, muitos
Budas apareceram em vários mundos e continuarão a aparecer no futuro sem fim. O
Iluminado que ensinou o Dharma de Buda durante nossa história humana foi o Buda
Shakyamuni.
Durante sua longa vida,
Shakyamuni encontrou muitos seres de várias capacidades e condições espirituais
e passou muitos ensinamentos. Os ensinamentos, chamados Sutras, foram
transmitidos para gerações futuras pelos seus discípulos mais próximos através
de vários meios, como transmissão oral e estados especiais da mente chamados de
Samadhi, até que finalmente foram colocados em forma escrita.
Escolas diferentes de Budismo
foram formadas de acordo com os vários Sutras (ensinamentos). Nossa escola Jodo
Shinshu foi formada com base nos Três Sutras da Terra Pura conforme explicados
por Shinran Shonin (1173-1262), o Mestre Fundador. Os Sutras são: Sutra do Buda da Vida Imensurável (Bussetsu
Muryōju Kyō), Sutra da Contemplação do Buda da Vida Imensurável (Bussetsu
Kammuryōju Kyō) e o Sutra Menor do Buda Amida (Bussetsu Amida Kyō).
Especialmente o Sutra do Buda da Vida Imensurável (ou Sutra
Maior) foi considerado por Shinran Shonin como o ensinamento mais
importante da vida do Buda Shakyamuni e a principal razão para o seu
aparecimento no mundo[10].
Neste Sutra, ele conta a história do Buda Amida e sua Terra Pura[11] e
incentiva todos os seres a confiarem nele.
Diferentemente de Shakyamuni,
Amida não é uma figura histórica, mas um Buda transcendental que alcançou a
Iluminação muitos aeons atrás em um passado distante[12]. No
entanto, ele é tão real quanto Shakyamuni ou qualquer Buda de qualquer época já
que todos os Budas permanecem para sempre ativos na salvação de seres
sencientes.
A caracteristica especifica do
Buda Amida é que ele fez 48 Votos para a salvação de todos os seres sencientes
e manifestou um local real e iluminado chamado de Terra Pura (Sukhavati).
Alguns dos votos descrevem sua caracteristica especial como um Buda (12° e 13°
Voto), outros descrevem as qualidades da Terra Pura (31° e 32° Voto) e outros
explicam como seres sencientes podem nascer lá após a morte e como eles viverão
e se comportarão após chegar lá.
Entre seus Votos, o 18° ou Voto
Original é considerado o mais importante. Nele, ele promete que irá levar todos
aqueles que confiam nele e chamam o seu Nome com fé, para a Terra Pura. Outros
votos também prometem que aqueles que nascerem na Terra Pura através do portão
do Voto Original alcançarão o Nirvana (11° Voto) e então retornarão para os reinos do Samsara
para auxiliar outros seres (22° Voto)[13].
Como já expliquei no início desta
introdução, o ambiente do samsara em que vivemos agora é o efeito do nosso
karma e do karma interdependente (karma coletivo) de todos os seres não
iluminados. Este karma comum e impuro deu origem a um ambiente impuro que
também nos influencia e que torna dificil a evolução espiritual. Nós mesmos
estamos doentes, nossos companheiros estão doentes e o ambiente também está
doente. É por isso que somos incentivados
a aspirar nascer na Terra Pura após a morte. Esta terra de Amida é
iluminada e saudável, uma terra que não é produto do karma maléfico, das paixões
cegas e apegos, mas apenas dos seus méritos kármicos puros. Uma vez nascidos
neste ambiente são, nossa insanidade é curada instântaneamente, nossas ilusões
são naturalmente derretidas como gelo que encontra o fogo, assim nossa
verdadeira natureza iluminada (Natureza Búdica) irá se revelar.
Segundo o Dharma de Buda, seres
samsáricos ou não iluminados são como sementes jogadas em um solo infértil.
Embora o potencial de cada semente seja tornar-se uma árvore, se você coloca-la
em um solo ruim, sem qualquer bom nutriente e na presença de ervas daninhas
ruins, a semente não crescerá. Assim como a semente, o potencial de qualquer
ser é tornar-se um Buda, mas devido ao fato de nós vivermos em um mundo
samsárico que é o próprio efeito e o eco de nosso próprio karma maléfico, não
conseguimos crescer e nos transformar em Budas. É exatamente por isso que
devemos deixar Amida nos levar para a Terra Pura[14],
cujo o solo é o melhor solo para para que sementes como nós possam desenvolver
seus potenciais naturais para tornarem-se Budas. Diferente dos vários planos de
existência samsáricos, a Terra Pura é o reino da Iluminação. Então, tudo o que
precisamos fazer é confiar em Amida e desejar nascer ou ser plantado na terra
dele, assim quando recebermos todos os nutrientes necessários sem que haja
obstrução de ervas daninhas, naturalmente nos transformaremos em Árvores da
Iluminação.
3) A fé (Shinjin) e o Nembutsu do
Voto Original
Shinran Shonin sempre insistiu no
ensinamento que devemos estar de acordo com o Voto Original. Estar de acordo
com o Voto Original significa que o aceitamos como sendo verdadeiro e eficaz na
nossa salvação, que confiamos no Buda Amida, recitamos o seu Nome com fé e
desejo de nascer em sua Terra Pura.
Aceitar o Voto Original como
verdadeiro e eficaz também significa que os elementos do seu Voto são
verdadeiros e reais. Que elementos são estes? Eles são o Buda Amida e sua Terra
Pura. A fé e a recitação do Nome existem
apenas na relação entre Buda Amida e sua Terra Pura. Fé em quem? Fé em Amida. Recitação
do Nome de quem? Recitação do Nome de Amida. Desejar nascer em qual Terra? Na
Terra Pura de Amida.
Se temos fé em alguém então isto
significa que confiamos sem sombra de dúvidas que a pessoa é confiável e que
manterá sua promessa. Confiar na promessa de alguém significa que aceitamos a
sua existência. Promessas podem ser feitas por pessoas que existem de verdade,
e no nosso caso, por um Buda Amida verdadeiro, não por objetos materiais ou
seres fictícios. Então, apenas se aceitarmos a atual existência de Buda Amida e
sua Terra Pura, podemos ter uma fé genuina, recitar o seu Nome e desejar nascer
lá. Buda Amida e sua Terra Pura são reais e verdadeiros, seu Voto Original, em
que ele nos inspira e confiar nele, recitar seu Nome e desejar a sua Terra, é
real. Não estamos falando sobre uma promessa vazia de um ser nção iluminado, ou
por um ser fictício[15] de
um livro de fantasia, mas sobre a promessa de um Buddha verdadeiro,
completamente Iluminado, chamado Amida. Porque ele existe e é um Buda, isto
significa que ele é confiável e que podemos deixar que ele nos carregue para a
Terra Pura.
Quando uma pessoa tem fé
(shinjin), ela está convencida de que o Buda Amida e sua Terra Pura existem e
que a promessa que ele fez no Voto Original é verdadeiro, então ela simplesmene
confia neste Buda e deseja nascer na Terra Pura após a morte. Dizer Namo Amida
Butsu (Nembutsu) muitas ou poucas vezes significa exatamente isto – “Eu confio em Buda
Amida/Tomo refugio em Buda Amida e desejo nascer na sua Terra Pura”.
Isto também significa: “Obrigado, Buda Amida, por
me salvar e me levar para a Terra Pura ao final desta existência física”.
“Namo” de “Namo
Amida Butsu”[16], significa “homenagem á”, que
expressa gratidão e também“
tomar refúgio” que expressa fé (shinjin). “Butsu” ou “Bu”
(se você preferir recitar como“
Namo Amida Bu”), significa “Buda”.
No exato momento em que confiamos
em Buda Amida, entramos no estágio de não retrocesso, isto é, não importa o que
aconteça conosco, nosso nascimento na Terra Pura está garantido. Assim como
todos os rios deságuam no oceano, todos os seres que confiam em Amida irão,
inevitavelmente, nascer na sua Terra Pura após a morte. Uma vez que depositamos
nossa fé em Amida, nada constitui um obstáculo para o nascimento lá. Nem mesmo
nossas ilusões e karmas maléficos. É por isso que este estágio é chamado de “estágio do não
retrocesso”.
*
Não há nenhum conselho especial
sobre como recitar o Nembutsu, que não seja apenas recitando. Então vamos
curtir o Nome de Buda Amida e recita-lo sempre que quisermos, em qualquer
circunstância. Amida quer que recitemos seu Nome livremente sem qualquer
preocupação. Recitar não requer nenhuma iniciação, poder, ou estado da mente
especial[17].
Então, não importa se nos
sentimos bem ou mal, se temos uma mente calma ou agitada, apenas recitamos o
Nome. Quando recitamos o Nome, não tomamos refúgio na própria mente, nem nos
pensamentos que aparecem nele, nos nossos sentimentos e idéias, mas no Buda
Amida que está fora de nossas mentes.
Na escola Jodo shinshu é ensinado
que embora muitas vezes nós recitemos o Nembutsu com nossos lábios, esta
prática não é nossa. Isto é porque o Nome não nos pertence, então, não pode ser
melhorado ou danificado por nada bom ou mau que exista em nossa personalidade. O
Nome é a manifestação de Amida e funciona por causa de Amida. Não acrescentamos
nada ao Nome para que possa surtir efeito. Enquanto outras escolas da Terra Pura
focam na pessoa que recita o Nembutsu e ocupam-se ensinando seus seguidores a
manterem um bom estado da mente ao recitar, nossa escola Jodo Shinshu foca em
Amida e seu Poder de salvação. Aqui apenas deixamos que Amida nos salve. Quando
nós, seguidores do Jodo Shinshu recitamos o Nome, nós simplesmente expressamos
esta fé e dizemos: “Obrigado,
Buda Amida”.
[1] Leia o capitulo: General Explanations of "Being", "Karma" and
"Rebirth" de The True Teaching on Amida Buddha and His
Pure Land, escrito por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications, Craiova , 2015, p 14
[2] Leia o capitulo Some Buddhist Explanations of the Origin and Existence of the Universe
de The True Teaching on Amida Buddha and
His Pure Land, p 31.
[3] Leia o capítulo, There is no Creator God in the Buddha Dharma
de The True Teaching on Amida Buddha
and His Pure Land,
p 18
[4] Leia o artigo The Six Realms of Samsaric Existence em http://amida-ji-retreat-temple-romania.blogspot.ro/2015/06/the-six-realms-of-samsaric-existence.html,
e as notas de rodapé do capítulo Some Buddhist
Explanations of the Origin and Existence of the Universe de The True Teaching on Amida Buddha and His
Pure Land, p 31
[5] Nirvana vem do verbo“nirv” – extinguir – e é
compreendido erroneamente por muitos
como “vazio”. No entanto, Nirvana significa extinguir as chamas
das paixões e ilusões e acordar para a realidade ou Natureza Búdica, que todos
os seres possuem. Na escola Jodo Shinshu, o estado de Nirvana ou natureza
Búdica será alcançado no momento do nascimento na Terra Pura de Amida, após a
morte. O termo “Nirvana” é equivalente a “Perfeita Iluminação” , “ Natureza Búdica”, etc.
[6] Leia o capítulo
Aspiration to Become a Buddha -
the Most Important Matter de Jodo Shinshu Buddhist Teachings, escrito
por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications, Craiova , 2012, p 17
[7] Leia o capítulo Two Questions on Buddha Nature and Samsara de The True Teaching on Amida Buddha and His Pure Land, p 51
[8] Leia o capítulo, O Significado dos três refúgios de Ensinamentos Budistas do Jodo Shinshu,
escrito por Josho Adrian Cirlea, edição em português será lançada em breve.
[9] Leia o capítulo, Those Who Believe in a Creator God Cannot
Have True Faith in Amida Buddha, de The True Teaching on Amida
Buddha and His Pure Land, escrito por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion
Publications, Craiova, 2015, p 54
[10] Leia o capítulo The Purpose of Shakyamuni's Coming to This World de Jodo Shinshu Buddhist Teachings, escrito pot Josho Adrian Cirlea,
Dharma Lion Publications, Craiova ,
2012, p32.
[11] Leia o capítulo The Story of Amida Buddha as told by
Shakyamuni Buddha de The True Teaching on Amida Buddha
and His Pure Land,
escrito pot Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications, Craiova, 2015, p. 66
[12] Leia os capítulos About Amida Buddha and His Pure Land de Jodo
Shinshu Buddhist Teachings, escrito por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion
Publications, Craiova , 2012, p 20 e The
Doctrine of the Three Buddha Bodies of Amida Buddha, de The True Teaching on Amida Buddha and His Pure Land, escrito pot Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion
Publications, Craiova ,
2015, p. 88
[13] Para uma explicação completa
dos 48 Votos de Buda Amida veja The 48
Vows of Amida Buddha, escrito por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications,
Craiova, 2013.
[14] Leia o capítulo
The Two Aspects of the Pure Land
de The True Teaching on Amida Buddha and
His Pure Land, escrito por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications, Craiova , 2015, p. 101
[15] Leia os capítulos Those who Deny the Existence of Amida don't
Have Shinjin de Jodo Shinshu Buddhist
Teachings, escrito por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications, Craiova,
2012, p 186 e The Karmic
Consequence of Denying the Trancendent Reality of Amida Buddha and His Pure
Land de The True Teaching on Amida Buddha and His Pure
Land, escrito pot
Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications, Craiova, 2015, p. 109
[16] Namo Amida Butsu ou Namo
Amida Bu, ou Namandabu são a mesma coisa.
[17] Leia o capítulo Faith is Simple, Nothing Special de Jodo Shinshu Buddhist Teachings, escrito
por Josho Adrian Cirlea, Dharma Lion Publications, Craiova, 2012, p 88.
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