Neste
capítulo, explicarei sobre os ensinamentos das três idades do Dharma utilizando
várias partes do último capítulo do Kyogyoshinsho
de Shinran. Estas citações são palavras do próprio Mestre Shinran ou passagens
dos comentários acerca dos Sutras que ele próprio utilizou nas suas
explicações.
De modo
geral, a doutrina das Três Eras do Dharma se refere ao declínio gradual das
capacidades dos seres de praticar o Dharma e alcançar a realização através
dele. Então, existe uma diferença entre a época em que Buda estava em um corpo
humano, a época em que ele influenciou aqueles ao seu redor através de seu
exemplo e campo energético (campo Búdico) e a época em que apenas o ensinamento
permanece, mas não o Professor.
Que
ótima chance é encontrar o Buda em carne e osso e receber instruções
diretamente dele, estando constantemente em sua presença e recebendo influência
do seu campo Búdico. Quão rápido e seguro o desenvolvimento espiritual pode
ser, vendo o seu rosto e devotando-se a ele, sem contar a averiguação e suporte
constantes do Buda em relação a sua prática. Também, se você viver em um
período próximo a morte física dele, a sua influência ainda será ativa e
sentida através do trabalho de seus discípulos próximos ou discípulos destes
discípulos.
Como é
dito no Sutra Mahamaya:
“Durante os primeiros quinhentos anos após o parinirvana do
Buda, sete monges, todos sábios, incluindo Mahakasyapa, irão manter o Dharma
correto em sucessão para que não desapareça. Após quinhentos anos, o Dharma
correto será completamente extinto.”
O
primeiro período que dura quinhentos anos após a morte física do Buda (parinirvana)
é chamado da era do Dharma correto.
É a época caracterizada pela correta compreensão da prática do Dharma em todos
os seus aspectos (meditação, sabedoria e preceitos) com o alcance da
emancipação.
O
segundo período do Dharma é chamado de era
do espelho do Dharma que dura mil anos após a primeira era. Ela é
caracterizada pela decadência gradual da determinação em seguir o Caminho,
sejam monges ou pessoas leigas. A auto-satisfação toma conta vagarosamente das
mentes e corações dos seguidores. A quebra dos preceitos torna-se mais em mais
comum entre monges e freiras e apenas muito poucos alcançam o “fruto da Iluminação”.
A
terceira e última era do Dharma dura
dez mil anos após a segunda era. Nela, apenas “ensinamentos verbais”
permanecem. Ninguém é capaz de praticar os preceitos, a meditação, ou qualquer
outros métodos budistas baseados no poder próprio.
Palavras
como “O Dharma correto será extinto”
ou “os ensinamentos ficarão guardados nos
palácios de naga”, que pode ser encontrado no Sutra Mahamaya, Sutra do Rei Benevolente e outros,
significa que, embora ainda seja possível encontrar os textos dos ensinamentos
budistas, ensinamentos sobre o Dharma do poder próprio e seus métodos, eles de
nada servirão, é como se não existissem, pois ninguém consegue Iluminação
através deles. Os requerimentos dos caminhos do poder próprio nos ensinamentos
budistas não está mais de acordo com a capacidade dos seres. Esta é a situação
da última era do Dharma.
Também,
mesmo que possamos ler sobre estes preceitos nos textos sagrados, ninguém
consegue segui-los. Então, é dito que nesta
era não há preceitos. Se houvesse pessoas que pelo menos tivessem a
capacidade de seguir os preceitos de modo imperfeito, poderíamos dizer que há
uma quebra de preceitos, mas já que as pessoas não conseguem seguir nenhum
preceito, é dito que os preceitos não existem mais. A capacidade dos seres
neste período é tão baixa que não há nenhum requerimento para eles, portanto
não há nenhum preceito. É o mesmo que não ter pretensões de um comportamento
saudável para um doente terminal com uma doença crônica.
A
questão do acordo entre os ensinamentos e os seres a serem ensinados e também a
era em que eles vivem – próximo ou longe da presença física de um Buda – é
extremamente importante.
Mestre
Tao-ch’o disse:
“Se os seres, os ensinamentos e o tempo não estivessem de
acordo, seria difícil praticar e difícil alcançar a Iluminação.”
Uma
pessoa vivendo na presença de um Buda ou em tempo próximo pode facilmente
seguir o caminho do poder próprio em comparação com alguém vivendo 2500 anos
depois de o Buda ter vivido. Os requerimentos e práticas não podem ser os
mesmos para eles porque a suas épocas e capacidades diferem.
O
Mestre Shinran explica:
“Em relação ao Dharma, há três eras, e entre
as pessoas, há três níveis. As instruções a respeito dos ensinamentos e
preceitos floresce e recua de acordo com a era e palavras de condenação ou
elogio são rejeitadas ou aceitas de acordo com a pessoa...
...A sabedoria e iluminação dos seres do período de
quinhentos anos após a partida de Buda difere daqueles de outras épocas. Como os
seres podem ser salvos através de um único caminho?”
Como os
seres podem ser salvos através de um único caminho? – Como podem os seres
vivendo na última era do Dharma alcançar a Iluminação através de meios e
práticas dadas para aqueles que viviam na presença do Buda ou na era do Dharma
correto, que possuíam ambientes diferentes e capacidades diferentes?
“É como esfregar madeira nova para fazer fogo, o fogo não
pode ser feito, pois o tempo não é correto”, disse Mestre Tao Ch’o em uma ótima
comparação.
“Sabemos com certeza que os ensinamentos do Caminho dos
Sábios serviam para o período em que um Buda estava no mundo e para a Era do
Dharma Correto. Porém, no geral, estes ensinamentos não são apropriados para os
tempos em que vivemos, quando o Dharma tornou-se extinto. Aqueles tempos já
passaram, os ensinamentos não mais estão de acordo com os seres.”
O Sutra
da Grande Coleção diz:
“Dentre milhares de seres sencientes que
procuram as práticas e cultivam o caminho na última idade do Dharma, nenhum
deles irá alcançar a Iluminação”
O mestre
Tao Ch’o comentou o trecho acima:
“Estamos na última era do Dharma, é o mundo
maléfico das cinco impurezas. Este portal – o da terra Pura – é o único caminho
que permite a passagem”
O
caminho do Jodo Shinshu não faz distinção entre as capacidades dos seres e não
depende do tempo em que vivem, seja no período em que Buda viveu, na era do
espelho do Dharma ou na era do Dharma extinto porque este é o caminho que leva
todos os seres á perfeita iluminação, não através do poder pessoal, que é
mutável e nada confiável, mas através do Outro Poder de Buda Amida.
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