Na
nossa tradição, geralmente falamos sobre o nembutsu como uma expressão de
gratidão pela certeza do nascimento na Terra Pura através do Buda Amida. Este é
o entendimento correto e o mestre Rennyo enfatizou este aspecto em suas cartas
de modo a auxiliar as pessoas a não confudirem o nembutsu com um ato de Poder
Próprio – como por exemplo, achar que quanto mais tempo alguém passar recitando
o Nome, mais chance ela terá de nascer na Terra Pura.
Mas,
ao mesmo tempo que o Nembutsu é uma expressão de gratidão, é também uma
expressão de fé e é possível encontrar passagens de Rennyo dizendo: “recitação
do Nembutsu nascendo da fé verdadeira” Em seu Goichidaiki Kikigaki (Assim ouvi de Rennyo
Shonin). Ambos os aspectos do nembutsu, a gratidão e a fé, aparecem nos textos
de Rennyo e Shinran.
“Namo” de “Namo Amida Butsu”, significa “homenagem a”, que expressa gratidão e também “tomar
refúgio”, que expressa fé (shinjin). É lógico que uma pessoa não pode sentir
gratidão se ela não recebeu a fé. Somente quando eu confio em Amida,
convencendo-me de que seu Voto Original é verdadeiro, consigo sentir a
gratidão. É por isso que sempre explico
o nembutsu como expressão natural da fé e da gratidão.
É natural porque não é
forçado pelo meu próprio desejo e não é criado pelo meu próprio poder. É
natural porque as duas manifestações de fé (shinjin) e a recitação do Nome vêm
de Amida.
Nembutsu é o chamado da
mãe, Buda Amida. Ela nos responde imediatamente quando nós, seus filhos
perdidos nas ruas perigosas do samsara, a chamamos. É devido ao poder do chamado da mãe e o seu
amor que a criança pode dizer Namo Amida Butsu, Namo Amida Butsu, tomando
refúgio e expressando gratidão. A resposta da criança é o chamado da mãe que
ecoa em seu coração e ele responde Namo Amida Bu, Namo Amida Bu.
*
Há uma outra questão que
incomoda algumas pessoas em relação ao Nembutsu. Em um dia recitamos o Nembutsu o dia todo, no
outro quase não recitamos. Não há problema com isso, o número de vezes que você
recita não é importante. A fé não aumenta ou diminui de acordo com a frequência
que recitamos o Nome, assim como a gratidão pela nossa mãe física não aumenta
ou diminui porque dizemos : “Amo você, obrigada” muitas ou poucas vezes. A
gratidão pela sua mãe está lá no seu coração, não importa o quanto você expresse
verbalmente.
Se você permitir uma
outra comparação que uso com frequência, não sentimos a nossa respiração mas
isso não significa que ela não exista. As vezes a sentimos melhor quando, por
exemplo, estamos fascinados com o ar fresco da montanha ou com uma bela manhã e
respiramos profundamente enquanto outras vezes estamos muito apressados em
nossas vidas cotidianas para nos concentrarmos nela.
Mas a respiração sempre
esteve lá com você desde que você nasceu, como parte de você, mesmo que você
não a experimente conscientemente a cada instante. O mesmo acontece com a fé e
com o Nembutsu. A fé está lá, dentro de você, desde a primeira vez que você
confiou em Buda Amida e você nasceu como uma pessoa de fé. Não importa o que
você faça na sua vida diária, comendo, dormindo ou indo, indo ao banheiro, com
sua namorada ou namorado, feliz ou triste, sóbrio ou bêbado, a fé está lá e não
pode ser destruída (uma vez que esteja totalmente estabelecida) por ninguém,
nem pela pior das suas paixões cegas. De tempos em tempos você expressa sua
gratidão por Amida ao dizer vocalmente ou apenas na sua mente, Namo Amida Bu,
Namo Amida Bu.
Então não se preocupe
com nada, relaxe e curta, recitando o Nembutsu da fé e da gratidão quando
sentir vontade. Amida não mantém os registros de quantas vezes você recitou.
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