Friday, May 6, 2016

As consequências kármicas de negar a realidade transcendental de Buda Amida e sua Terra Pura

(translated from English by Shaku Shinkai)
- click here for the English version - 

Mestre T'an-luan (476-542)
A doutrina dos Três Corpos do Buda (aspectos) e a doutrina dos Dois Corpos do Buda geralmente não são compreendidas por aqueles que não aceitam a existência dos muitos Budas transcendentais no Mahayana[1]. Enquanto a verdadeira razão para esta atitude é a visão materialista do universo, estas pessoas usam o Dharmakaya sem forma (Dharmakaya da natureza do Dharma) como desculpa e argumento para reduzir todas as manifestações transcendentais a meros símbolos ou metáforas, chegando até a culpar o folclore budista por sua presença nas escrituras canônicas.

Mas, com certeza, o Mestre T´an-luan não compartilhava desta visão quando ele claramente dizia que justamente devido ao Dharmakaya não ter forma, não há forma que ele não possa manifestar.

“O Dharmakaya incondicionado é o corpo da natureza do Dharma. Porque a natureza do Dharma é Nirvânica, o Dharmakaya não tem forma. Porque ele não tem forma, não há forma que ele não possa manifestar. Portanto, o corpo adornado com as marcas de excelência é o próprio Dharmakaya”.   

“O corpo adornado com as marcas de excelência” é a manifestação transcendental específica de cada  Buda para a salvação dos seres sencientes:

Saturday, April 30, 2016

A doutrina dos Três Corpos (Aspectos) do Buda e Dois Corpos do Buda em relação ao Buda Amida e sua Terra Pura

(translated from English by Shaku Shinkai)

Os mestres da nossa escola utilizaram duas doutrinas ou duas maneiras de explicar o Buda Amida e sua Terra Pura, ambas admitem a história contada por Shakyamuni no Sutra Maior como verdadeira. Elas são chamada de  doutrina dos Três Corpos do Buda (Aspectos)  e doutrina dos Dois Corpos do Buda (Aspectos).



- A doutrina dos Dois Corpos (Aspectos) de Buda  Amida (clicque aqui)




fragmento do meu livro,


The doctrine of the Three Buddha-Bodies and Two Buddha-Bodies in relation with Amida Buddha and His Pure Land

The Masters of our school used two doctrines, or two ways of explaining Amida Buddha and His Pure Land, both admitting as true the storytold by Shakyamuni in the Larger Sutra. These are called, the Three Buddha-Bodies (Aspects) and the Two Buddha-Bodies doctrines.





Thursday, April 14, 2016

Do not associate shinjin (faith) with any special feelings or states of mind


There is no need to create something special into your mind.
By saying Namo Amida Bu in faith you accept that everything 
necesary to your salvation depends entirely on Amida Buddha. 
Give up to any expectations on what you should feel when you receive shinjin (faith). Stop philosophyzing about faith, stop waiting for special things to happen. Stop thinking that your mind will become stable because one day you will have faith. Even if you are not aware of this, you are confusing shinjin with some kind of a smaller satori (enlightenment), and you are waiting for miracles to happen. But what miracles can happen with an unelightened mind? Amida Buddha has absolutely no expectation from you and He offers you His salvation without any condition, so why do you create your own conditions in your head on how shinjin should be like?

Rather than imagining things about shinjin, you should simply entrust yourself to Amida. Faith does not presuposes any special states of mind. It is just a simple entrusting to Amida Buddha regarding you birth in His Pure Land after death. When you receive faith you enter the stage of those assured of birth in the Pure Land as you are, with all your imperfections. Please remember that the cause of your salvation is NOT in your mind and feelings, but in Amida. This is why you should not associate your feelings with shinjin (faith).  It really does not matter what you feel as long as you simply entrust yourself to Amida. It is Amida's job to save you, not yours, so stop worrying!

Thursday, April 7, 2016

Não relaciona o shinjin (fé) com qualquer estado mental especial


Desista de qualquer expectativa relacionada á como você deveria se sentir após receber o shinjin (fé). Pare de filosofar sobre a fé, pare de esperar por acontecimentos especiais. Pare de pensar que a sua mente ficará estável quando você tiver fé. Mesmo que você não esteja se dando conta, você está cofundindo shinjin com o satori menor (iluminação), e ainda aguardando um milagre acontecer. Mas que milagre pode acontecer com uma mente não iluminada? Buda Amida não tem nenhuma expectativa em relação á você e ele oferece sua salvação sem nenhuma condição, então por quê você cria suas próprias condições sobre como o shinjin deveria ser?

Ao invés de imaginar coisas sobre o shinjin, você deveria simplesmente confiar em Amida. A fé não pressupõe nenhum estado da mente especial. É a fé simples em Buda Amida a respeito do nascimento na Terra Pura após a morte. Quando você recebe a fé você entra no estágio do nascimento assegurado na Terra Pura da maneira como você é, com todas as suas imperfeições. Por favor lembre-se que a causa da sua salvação NÃO está na sua mente e nos seus sentimentos, mas em Amida. É por isso que você não deve relacionar os seus sentimentos com o shinjin (fé). Não importa como você se sente desde que você confie em Amida. É trabalho de Amida salvar você, não é trabalho seu, então pare de se preocupar.

Wednesday, April 6, 2016

A compaixão como motivação para corrigir as visões distorcidas


“O que é a grande compaixão?Aqueles que continuam unicamente no Nembutsu sem nenhuma interrupção irão nascer na Terra da Bem-aventurança ao término de suas vidas. Se estas pessoas incentivam umas as outras e fazem com que as demais chamem o Nome, elas são chamadas de pessoas que praticam a grande compaixão”
(Shinran Shonin, KGSS)

  
Buda Amida ama todos os seres incondicionalmente, tanto aqueles que confiam nele quanto aqueles que têm visões distorcidas sobre ele. Devemos entender isso e tentar ao máximo nunca maldizer aqueles que deturpam o Dharma correto e tentar ve-los como mães e pais, irmãos e irmãs, porque de fato, estamos TODOS karmicamente relacionados. Mesmo Mara, o demônio celestial e seus seguidores, são irmãos e irmãs, mães e pais. Houve uma época em vidas anteriores em que cada um deles nos amou como filhos, amigos ou parentes. Não devemos nos esquecer disso e devemos retribuir a benevolência ao oferece-los o presente do verdadeiro Dharma de Amida e assim busca-los após nascermos na Terra Pura.

Dharma talks on my youtube channel