Mestre T'an-luan (476-542)
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A doutrina dos Três Corpos do Buda (aspectos) e a doutrina dos Dois Corpos do Buda geralmente não são compreendidas por aqueles
que não aceitam a existência dos muitos Budas transcendentais no Mahayana[1].
Enquanto a verdadeira razão para esta atitude é a visão materialista do
universo, estas pessoas usam o Dharmakaya sem forma (Dharmakaya da natureza do
Dharma) como desculpa e argumento para reduzir todas as manifestações
transcendentais a meros símbolos ou metáforas, chegando até a culpar o folclore
budista por sua presença nas escrituras canônicas.
Mas, com certeza, o Mestre T´an-luan não
compartilhava desta visão quando ele claramente dizia que justamente devido ao Dharmakaya não ter forma, não há
forma que ele não possa manifestar.
“O Dharmakaya incondicionado é o corpo da
natureza do Dharma. Porque a natureza do Dharma é Nirvânica, o Dharmakaya não
tem forma. Porque ele não tem forma, não há forma que ele não possa manifestar.
Portanto, o corpo adornado com as marcas de excelência é o próprio Dharmakaya”.
“O corpo adornado com as marcas de excelência” é a manifestação
transcendental específica de cada Buda para
a salvação dos seres sencientes: