Thursday, April 7, 2016

Não relaciona o shinjin (fé) com qualquer estado mental especial


Desista de qualquer expectativa relacionada á como você deveria se sentir após receber o shinjin (fé). Pare de filosofar sobre a fé, pare de esperar por acontecimentos especiais. Pare de pensar que a sua mente ficará estável quando você tiver fé. Mesmo que você não esteja se dando conta, você está cofundindo shinjin com o satori menor (iluminação), e ainda aguardando um milagre acontecer. Mas que milagre pode acontecer com uma mente não iluminada? Buda Amida não tem nenhuma expectativa em relação á você e ele oferece sua salvação sem nenhuma condição, então por quê você cria suas próprias condições sobre como o shinjin deveria ser?

Ao invés de imaginar coisas sobre o shinjin, você deveria simplesmente confiar em Amida. A fé não pressupõe nenhum estado da mente especial. É a fé simples em Buda Amida a respeito do nascimento na Terra Pura após a morte. Quando você recebe a fé você entra no estágio do nascimento assegurado na Terra Pura da maneira como você é, com todas as suas imperfeições. Por favor lembre-se que a causa da sua salvação NÃO está na sua mente e nos seus sentimentos, mas em Amida. É por isso que você não deve relacionar os seus sentimentos com o shinjin (fé). Não importa como você se sente desde que você confie em Amida. É trabalho de Amida salvar você, não é trabalho seu, então pare de se preocupar.


Enquanto você ainda estiver neste ambiente não iluminado, que é ele próprio o efeito do seu karma e do karma coletivo, você não pode esperar que coisas maravilhosas aconteçam! Devido ao fato de a sua mente ainda não ser uma Mente de Buda, você sempre encontrará algo com o que se preocupar ou algo que lhe entristece. Ainda que você tenha tudo o quanto queira, você sempre terá seus altos e baixos porque você ainda não é um Buda.

Tudo o que acontece quando você recebe o shinjin é que a semente (ou a causa) do nascimento na Terra Pura é plantada em você através do Buda Amida. Assim você se torna conectado de modo indestrutível a Amida e sua Terra Pura, e é para lá que você irá quando as amarras com o seu corpo samsárico forem rompidas no momento de sua morte.

Ao contrário daqui, onde tudo conduz a mais apegos, medos, ilusões e paixões cegas – já que este mundo é o efeito do karma coletivo de seres não iluminados – lá na Terra Pura, você atingirá a perfeita Iluminação porque esta terra é o efeito da Iluminação e tudo lá conduz a Iluminação.

Então, se você realmente quer que coisas especiais aconteçam, aguarde até que você possa nascer na Terra Pura após a morte. Agora, apenas confie em Amida sem nenhuma expectativa em relação a sua mente e seus sentimentos. Você é como uma pessoa que logo será liberta da prisão, mas até que o dia da liberação chegue, é normal que ainda experimente sofrimentos e limitações da vida na prisão. Você foi um prisioneiro no Samsara desde tempos remotos e como Shinran disse no Tannisho, você está apegado a esta casa de sofrimento. Buda Amida não tem nenhuma expectativa em relação á como você age, sente e pensa enquanto você ainda está na prisão.

Namo Amida Butsu


- fragmento de uma carta para um amigo-

0 comentarii: