traduzido do Inglês por Shaku Shinkai
(click here for the English version)
Pergunta:
Quando você recita os três refúgios e toma refúgio na
Sangha, você toma refúgio nas pessoas comuns e não iluminadas ou na Nobre
Sangha, como nas outras escolas budistas?
Resposta:
No budismo mahayana, o termo Arya Sangha[1] representa
a Sangha ideal, isto é, todos s seguidores de Buda, leigos ou ordenados, que
tenham pelo menos atingido o primeiro
nível dos dez estágios do boddhisattva (dez bhumis)[2]. Isto
é para separa-la da sangha em seu nível convencional que significa todos os
monges e monjas budistas.
No entanto, se lermos o primeiro dos dez bhumis, vemos nada
mais do que o Estágio da Grande Alegria ou estágio de não retrocesso, sobre o
qual o Boddhisattva Nagarjuna falou no seu Discurso sobre os Dez Estágios –
Dasabhumikavibhasa – e que pode ser atingido tanto pelo caminho da prática
difícil quanto pelo caminho da prática fácil, ou seja, o caminho da fé no BudaAmida. A diferença é que no caminho da prática difícil, a pessoa atinge o
estágio pelo poder próprio ao passo que na prática fácil, este estágio é
atingido através do poder em Buda Amida (Outro Poder). Este sempre foi o
ensinamento do Jodo Shinshu e Shinran shonin falou especialmente sobre o
importância de entrar no estágio de não retrocesso (também chamado de estágio
do Nirvana assegurado, etc) através da fé em Buda Amida.
Aqueles que entram neste estágio através do poder pessoal
ganharam os méritos através de seus próprios esforços e aqueles que entraram
neste estágio através do Poder de Amida, bneficiaram-se de seus méritos
infinitos que foram transferidos para eles no momento em que acordaram para a
fé (shinjin). Ambas as categorias são dignas de respeito porque ambas nunca
retrocederão do caminho final da
Liberação ou Nirvana. Mas, como
seguidores do Jodo Shinshu e devotos de Amida, quando tomamos refúgio na Sangha
como parte dos Três Tesouros, fazemos isso apenas na Nobre Sangha daqueles que
tem fé no Voto Original de Amida, que é, para nós, o mais alto princípio e a
verdadeira razão para a vinda de Shakyamuni a este mundo. Então para nós, a
Nobre Sangha significa a Sangha em seu aspecto shinjin (fé).
Também em nosso caso, Sangha em seu nível convencional
representa todos os membros, leigos ou ordenados, que possam ainda não ter a fé
estabelecida, mas que tomaram refúgio nos Três Tesouros e estão determinados a
ouvir profundamente o Dharma de Amida de
modo a receber a fé.
O Dharma de Amida é o
ensinamento que escolhemos dos vários portais do Dharma que Buda Shakyamuni
ensinou ao longo de sua vida, então é natural tomar refúgio naqueles que seguem
este método. Outros budistas também são irmãos e irmãs da sangha geral
porque somos todos discípulos de Buda Shakyamuni, mas tomamos refúgio apenas
naqueles que estão no mesmo caminho que nós. Não tomamos refúgio nos
praticantes do poder próprio ainda que sejam bastante avançados, apenas
naqueles que confiam completamente no Poder de Buda Amida, ainda que sejam
pessoas simples e comuns[3].
[1] Arya (do sanskrito, também ārya; Pāli: ariya) é um termo
usado frequentemente no Budismo que pode ser traduzido como
"nobre", "não ordinário", "valoroso", "precioso", etc.
(wiki)
Eu não me lembro de nenhuma passagem em que Shinran ou Rennyo tenha usado este
termo. No entanto eu decidi explicar
aqui para a pessoa que fez a pergunta e
usar este termo para que as pessoas entendam melhor o significado da Sangha como
objeto de refúgio em um contexto Jodo Shinshu. Na nossa escola também
recitamos os Três Refúgios quando
recebemos o kikyoshiki (cerimônia de confirmação) do monge local, então é
importante ter um bom entendimento sobre o que estamos fazendo. Por favor,
também leia o artigo, Os Três Refúgios
no Jodo Shinshu.
[2] Os dez bhumis são os dez
estágios no caminhodo Boddhisattva no Mahayana para o Estado de Buda.
O Avatamsaka Sutra refere-se a estes dez bhumis: 1) Grande
Alegria (Skt. pramuditā), 2) Inoxidável. (Skt. vimalā), 3)
Luminoso. (Skt. prabhākarī), 4) Intelecto
Radiante. (Skt. arciṣmatī), 5) Dificil de
Treinar. (Skt. sudurjayā), 6)
Manifestado. (Skt. abhimukhī), 7) Longe e
Distante. (Skt. dūraṃgamā), 8) Imóvel. (Skt. acalā), 9)
Sabedoria e Discernimento. (Skt. sādhumatī), 10) Núvem de
Dharma. (Skt. dharmameghā).
[3] É claro que, não apenas as
pessoas comuns têm fé em Buda Amida, mas
também pessoas muito superiores e muito próximas da Iluminação. Então,
se lermos com cuidado o Sutra Maior, veremos que muitos boddhisattvas avançados
são parte da Nobre Sangha daqueles que confiam em Amida, então eles vêm de
vários mundos e universos e nascem na Terra Pura. Porém, méritos pessoais não
são importantes neste Portão do Dharma do Voto Original, então o elemento da fé
(shinjin) é tudo o que importa para nós.
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