– baseado em alguns versos do Shozomatsu Wasan de Shinran Shonin -
O budismo
espalhou-se amplamente pela Europa nos últimos 50 anos e isto é sem dúvida,
muito bom. Mas, com esta disseminação e com a imagem que o ocidente criou do
budismo, ficou faltando um elemento muito importante e pouco compreendido. Existe
esta visão já pré-estabelecida do budismo que é assim: “o budismo é o caminho
da liberação por si mesmo” e “Buda é apenas um dedo apontando para a lua”, etc.
A imagem de um budista é aquela de um monge ou praticante sempre calmo e
sorridente, seguindo o caminho da auto-liberação e aperfeiçoamento. Isto, para muitos,
é o budismo, mas para Shinran, isto é exatamente o que o budismo não é mais...
A
história da vida de Shinran e seus ensinamentos revelam um outro aspecto do
budismo que ele considera ser o mais importante objetivo budista: o verdadeiro
ensinamento da Terra Pura ou Jodo Shinshu, em que o Buda Amida não é o dedo
apontando para a lua e sim o Salvador – de fato, o melhor Salvador de todos os
três mundos, Shakyamuni sendo seu mensageiro que guia os seres sencientes a
confiar em Amida. Que diferença dramática da visão do Dharma entre a escola de
Shiran e as demais escolas do poder próprio!
Podemos
dizer que nos termos de Shinran, o budismo não estará bem estabelecido no
ocidente até que o ensinamento sobre a salvação de Amida seja conhecido. De
fato, no ocidente, apenas os ensinamentos acomodados e provisórios (do poder
próprio) de Shakyamuni foram disseminados até agora, mas não a verdadeira razão
para ele ter vindo a este mundo. Então, é nossa missão entender e transmitir
corretamente o único Dharma de Shakyamuni que ainda é válido para este mundo da
última era. Quanto mais nos conscientizarmos destas verdades, melhor é para
todos os seres sencientes.
A
possibilidade de se alcançar o estado de Buda nesta vida é a essência da maior
parte das escolas budistas que foram amplamente divulgadas na Europa. Notícias
sobre mestres budistas famosos e suas realizações são muitas e o número de
discípulos está crescendo. Quem não quer ver, tocar e estar próximo a alguém
que dizem ser a encarnação de um mestre budista ou mesmo um Buda vivo... mas eu
mesmo olho com desconfiança para todas os ditos feitos das figuras importantes
do budismo. Olhando para todas as “realizações modernas” a partir da
perspectiva dos ensinamentos de Shinran Shonin sobre as verdadeiras capacidades
dos seres na última era do Dharma, acho que há duas possibilidades para aqueles
que parecem alcançar o estado de Buda no nosso tempo:
1) Eles
podem ser Bodhisattvas disfarçados, que já se tornaram Budas no passado e voltaram
para manter no caminho budista aqueles que ainda não conseguem ter fé em Amida
mas continuam a serguir outros ensinamentos do Dharma, ou
2) Porque
somos iludidos e pensamos que aquele que consegue ser mais calmo do que nós já
alcançou o estado de Buda.
Mas,
tornar-se um Buda requer muito mais do que manter um semblante calmo o tempo
todo e dizer belas palavras de sabedoria. Shiran mencionou no Tannisho alguns
aspectos daquilo que é tornar-se um Buda e o que o semblante sorridente dos
seus dias e dos nossos não possuem:
“Aqueles que dizem que alcançaram a
Iluminação nesta vida corpórea, por acaso manifestam vários corpos, as 32
características de Buda e as oitenta marcas? Pregam para o benefício dos demais
seres como Shakyamuni? Estas são características de quem si iluminou nesta
vida...”
Um
verdadeiro Buda conhece todas as suas vidas passadas e as vidas passadas de
todos os seres sencientes, ele sabe de todas as causas e todos os possíveis efeitos
e não consegue prever o futuro de qualquer ser. Ele sabe perfeitamente qual é o
melhor método a ser aplicado para todos que o conhecem e lista de capacidades
do ser Iluminado pode encher muitas páginas...
Acho
que é muito importante entender que um Buda não é um ser humano, já que a
condição humana corresponde a apenas um dos muitos estados de existência não
iluminados. As qualidades internas de um ser iluminado manifestam-se
externamente e são impregnadas no seu corpo físico, então mentalmente e
fisicamente, um Buda é uma pessoa extraordinária, além de qualquer ser.
Tornar-se
um verdadeiro Buda e possuir todas as capacidades citadas acima é algo que não
se pode fazer nesta era, de acordo com Shiran Shonin. Mas, infelizmente, as
pessoas não leem nos Sutras o que um Buda realmente é e ficam bastante
impressionadas com uma pessoa mais calma do que elas.
Quando
eu leio as muitas revistas budistas que são muito populares hoje em dia, eu
sempre tenho o sentimento de futilidade. Muitos monges sorrindo, artigos
sofisticados, conversas zen sobre o vazio e sobre como já somos budas e não
precisamos fazer mais nada, praticantes falando sobre como superar a raiva ou o
ciúme e várias outras coisas... leio todos estes artigos e penso como eles
foram escritos para alienígenas e não para mim.
Quem
são todos aqueles bons budistas e como pode toda esta conversa me ajudar em
alguma coisa? Os Budas vieram para este mundo apenas para ensinar a estes caras
que estão sempre calmos e alcançam a plenitude da vida através da meditação?
Então o que estou fazendo aqui? Antes de entrar para o Jodo Shinshu, eu me
sentia como na escola, quando um professor conversava com as crianças
obedientes na fileira da frente e me mandava para o fundo da sala com as
crianças más.
Então...
encontrei o Jodo Shinshu... que é a única razão pela qual eu sou budista. Sem o
Jodo Shinshu, o budismo é apenas um outro discruso bonito para as boas pessoas
mas sem nenhuma relevância para a pessoa comum vivendo no mundo real.
Eu
verdadeiramente entendo agora o porquê de Shinran Shonin ter dito que pregar o
Sutra Maior foi a verdadeira razão da vinda de Shakyamuni a este mundo. Ele
teve a coragem de abandonar a máscara de um budista sorridente para olhar
profundamente para si mesmo e para as capacidades humanas. Shinran escolheu não
ensinar os discursos bonitos dos outros Sutras mas escolheu cuidadosamente as
passagens que beneficiariam a si e aos outros.
Há
ensinamentos e práticas deixadas por Shakyamuni sobre as quais Shinran escolheu
não falar. Ele não fez isso porque os ensinamentos não são bons, mas porque
eles não são úteis para alcançarmos o estado de Buda, dadas as nossas
capacidades limitadas.
Shinran
disse nas suas cartas que alguns ensinamentos budistas têm relevância limitada
enquanto outros tem relevância universal e que o ensinamento do Voto Original
do Buda Amida tem relevância universal. Um ensinamento de relevância universal
significa ser útil e eficaz tanto para seres bons e virtuosos quanto para seres
malignos cheios de paixões cegas. Santos e tolos podem ser salvos igualmante. É
o “ensinamento de acordo com o tempo e os
seres” como ele também disse no Shozomatsu
Wasan.
Alguns
podem pensar (e eu já ouvi colocações deste tipo em uma das conferências
europeias) que não podemos ser tão radicais ao dizer que Shinran falou que apenas
a fé em Amida pode levar ao estado de Buda, pois assim podemos ofender outras
escolas budistas com as quais conversamos em encontros ecumênicos.
Então o
que podemos fazer? Por quê deveriam se sentir ofendidos enquanto tantas outras
escolas também dizem ter as melhores práticas métodos? Vejam o que as escolas
tibetanas dizem quando falam sobre suas práticas específicas.
Minha
opinião sobre isso é que é extremamente importante manter-se estritamente fiel
ás explicações de Shinran Shonin e passa-las como elas foram ensinadas, sem
acrescentar nada para satisfazer as expectativas de seres não iluminados de
outras escolas ou outras religiões não budistas deste mundo iludido. Nas
próprias explicações de Shinran, encontramos as razões para a existência do
Jodo Shinshu.
Este
ensinamento maravilhoso sobre a absoluta confiança no Buda Amida não é apenas
outro método dentre os 84.000 ensinamentos budistas, mas o mais importante de
todos os ensinamentos de Shakyamuni.
Shinran
disse no segundo verso do Shozomatsu Wasan:
“...os ensinamentos que Shakyamuni deixou para trás foram todos
para o palácio de Naga.”
Isto
significa que todos os outros ensinamentos budistas não são efetivos durante
estes tempos. “Ir para o palácio de naga” significa exatamente isto – não fazer
nenhum efeito.
Shinran
ainda é mais claro:
“Embora tenhamos os ensinamentos de
Shakyamuni
Não há seres sencientes capaz de pratica-los;
Então é dito que na última era do Dharma
Ninguém irá atingir a Iluminação através deles”
“Ninguém
irá atingir a Iluminação através deles” é uma colocação muito forte! Ninguém –
isto deve ser ouvido e compreendido. Nem uma única pessoa pode efetivamente
praticar os ensinamentos budistas que não sejam aquele da confiança em Amida.
Shinran
disse claramente para aqueles que estão prontos para ouvir:
“Sem confiar na compaixão do Voto do Tathagata,
Nenhum ser senciente destes tempos – a última era do Dharma
e o quinto período de quinhentos anos que se seguem após a morte de Shakyamuni
– será capaz de escapar do nascimento e da morte”
As
palavras de Shinran não deixam dúvidas sobre o que precisamos fazer. Não há
outro método budista para garantir o estado de Buda tão rápido sem pedir nada
do praticante. Todos os belos discursos e todas as práticas das outras escolas
que dizem que todos podem tornar-se Buda nesta vida são boas, mas não são eficazes
para esta era e nem para as pessoas destes tempos – portanto é como se não
existissem – “Foram para o palácio de naga.”
Nesta
era, qualquer prática verdadeiramente espiritual (quando digo “verdadeiramente”
refiro-me a outras práticas budistas e não ás práticas de outras religiões) em
que se pede ao praticante para acumular algum mérito, ainda que pequeno como um
grão de areia, não são práticas efetivas. Assim, devemos abandona-las, pois não
nos tornaremos Budas através delas.
Se
devemos abandonar até os outros ensinamentos budistas e práticas como se não
existissem, quanto mais os ensinamentos não budistas sobre os quais Shiran
Shonin fala detalhadamente no Kyogyoshinsho
onde ele diz, por exemplo, falando do Sutra
do Grande Nirvana:
“Filhos, há dois tipos de Iluminação: a
eterna e a impermanente. A iluminação dos caminhos não budistas á chamada de
impermanente, a Iluminação budista é chamada de Eterna. A emancipação dos
caminhos não budistas é chamada de impermanente, a emancipação budista é chamada
de Eterna.”
No
Shozomatsu Wasan, Shinran faz novamente referência a outros ensinamentos não
budistas:
“Os noventa e cinco ensinamentos não budistas
corrompem o mundo;
Somente o caminho do Buda é puro.”
Estas
palavras são imediatamente seguidas por estes versos:
“Apenas ao atingir a Iluminação, podemos
auxiliar os demais
Nesta casa em chamas, este é o curso natural do Voto”
Ao
comparar estas duas referências sobre os dois tipos de Iluminação (Eterna e
impermanente) citada por Shinran no Kyogyoshinsho e apresentadas acima, podemos
facilmente concluir que não é através dos ensinamentos não budistas, mas
através do caminho do Buda que é puro, é que uma pessoa é capaz de atingir a
Iluminação. Então se vivemos nesta última era do Dharma com todas estas
impurezas e dificuldades, nós devemos seguir apenas o caminho do Buda e não os
outros vários ensinamentos não budistas, que são, por si mesmos, manifestações
deste mundo corrompido. Mais do que isso, dentre todos os métodos budistas,
devemos selecionar apenas o método do Voto Original e abandonar o restante como
se não existissem.
Eu
penso que principalmente estas colocações de Shinran Shonin sobre os
ensinamentos não budistas e outras práticas budistas são muito úteis nos nossos
dias, quando tornou-se um costume misturar as coisas e buscar a síntese de
vários ensinamentos religiosos. Muitas “sopas espirituais” prevalecem nos dias
de hoje misturando elementos do cristianismo, budismo e hinduísmo.
Mas,
também no mundo budista, misturar as coisas tem sido comum. Mesmo em nossa
comunidade internacional existe, por exemplo, uma tendência a fazer com que o
Jodo Shinshu pareça-se mais com o zen de modo a acomodar uma visão pessoal ou
uma incapacidade de abrir-se para uma salvação baseada na fé.
Ao
rejeitar visões não budistas e outras práticas budistas já que elas não levam a
Iluminação e são ineficientes, Shinran Shonin mostra que ele não está
interessado em satisfazer as ideias de todo mundo ou em ter uma conversa
politicamente correta com todas as outras doutrinas e religiões, mas está
concentrado em salvar as pessoas dos nascimentos e mortes, que é a coisa mais
importante de sua vida.
Na
frente de dois rios com fogo e água com morte e perigo se aproximando a cada
momento e com uma chance rara de obter uma outra vida humana, Shinran está
apenas interessado em nos mostrar o caminho para escapar do nascimento e da
morte. Ele não vê outra forma senão na confiança em Buda Amida. Todos os outros
métodos não são reais e são ineficazes.
Shinran
nos chama para acordar e não perder os nossos tempos preciosos. Esta é uma casa
em chamas e não um local para conversas e doutrinas não importantes. Ele é
claro em sua explicação assim como um médico que prescreve ao paciente
exatamente aquilo que ele precisa para ter sua vida salva.
Ele diz
algo como: “Você quer escapar do nascimento e da morte? Se sim, é assim que se
faz e não de outra maneira. Confie no Buda Amida e em mais ninguém.” Esta é a
mensagem de Shinran para os doentes terminais da última era do Dharma, um mundo
que precisa do melhor remédio já encontrado na história das religiões.
Para
aqueles que vem para o budismo e Jodo Shinshu apenas para deleites intelectuais
e discussões interessantes, a atitude radical de Shinran sempre será embaraçosa
ou politicamente incorreta. Mas, para aqueles que acham que a vida e a morte
são a coisa mais importante, a mensagem clara de Shinran e sua maneira de
rejeitar aquilo que é incorreto ou ineficaz e selecionar o que é correto e útil
é tudo que é preciso ouvir.
Então,
caros amigos, façam uma escolha: escapem desta casa em chamas ou permaneçam
dentro dela, passando o seu tempo com práticas falsas e fúteis. É sua decisão,
ninguém pode toma-la por você.
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