No
budismo falamos sobre as Oito Consciências que são geradas quando nossos
sentidos encontram seus objetos: 1) consciência da visão 2) consciência da
escuta 3) consciência do olfato 4) consciência do gosto 5) consciência do tato
6) consciência da mente 7) consciência da mente impura 8) consciência de alaya
(respositório)
O
significado das primeiras cinco consciências são fáceis de compreender, então
não falarei sobre elas.
A consciência da mente
integra a percepção dos cinco sentidos em imagens concretas e tome decisões
acerca do mundo exterior.
A mente impura
é a fonte dos apegos e a origem do sentido de ego assim como de outras ilusões
que emergem do fato do homem tomar como reais as coisas que são meramente
aparentes.
A consciência de alaya
ou consciência do repositório é o local onde todas as ações e experiências
desta vida e das vidas anteriores geradas pelas sete consciências são armazenadas
como karma, sendo a única consciência que vem com todos os nascimentos. Esta
consciência influencia ao mesmo tempo o funcionamento das outras sete
consciências. Vamos examina-la.
Levamos
a consciência de alaya conosco para todos os nossos nascimentos em todos os
reinos de existência. Nela está contida as sementes dos vários tipos de karma e
é lá o repositório das tendências karmicas habituais que temos cultivado por
vários aeons. Por causa das sementes karmicas contidas na consciência de alaya,
uma pessoa pode ter uma morte prematura, ter uma doença inesperada ou falta de
sorte inexplicável, ter desejos fortes, aversões, obsessões, e pode pensar em
fazer coisas que ninguém jamais imaginaria. Então é muito forte a influência da
consciência de alaya.
Quando
Shinran diz no capitulo 13 do Tannisho: “uma pessoa pode não desejar prejudicar
ninguém e mesmo assim acabar matando cem ou mil pessoas” ele está fazendo uma
referência a influência de karmas passados contidos na consciência de alaya.
Aqui
vão duas perguntas e respostas sobre a consciência de alaya:
1.
Como pode a influência desta consciência de alaya ser aniquilada no nosso caso,
como pessoas comuns?
Resposta:
Através do Nembutsu da fé no Buda Amida
2.
O que acontece exatamente com a consciência de alaya após ter recebido shinjin
(fé no Buda Amida)?
Resposta:
Após tomar refúgio em Buda Amida e receber shinjin, a consciência de alaya
assim como as outras consciências, continuam a existir desde que ainda
estejamos em nossos corpos, mas ao fim da vida, quando nascermos na Terra Pura
de Amida ou na sua esfera de influência, ela se dissolve e é absorvida na
natureza Búdica. É como uma comparação entre fogo e gelo. Uma vez que o gelo
encontra o fogo (nascimento na Terra Pura), ele se tranforma em água (Estado de
Buda). Então não mais podemos falar em alaya após termos nos tornado Budas na Terra Pura. Ela simplesmente não existe mais.
Não
podemos purificar esta consciência ao longo de nossas vidas, mas devido a
influência de Amida, ela se torna fraca e não pode mais nos acompanhar na
próxima vida. Ao receber shinjin durante esta vida, as sementes do karma
contidas em alaya são cortadas, para nunca mais nascerem de novo. É como a luta
do peixe após ser retirado da água. Ele se moverá por um tempo mas morrerão em
um período curto, ou como a flor cortada e posta em um vaso, ela preserva a cor
mas logo irá murchar.
Nosso
karma contido na consciência de alaya é assim, ele pode continuar a influenciar
a vida presente mas não pode nos acompanhar para a próxima vida porque nos
tornamos Budas no momento em que nascemos na Terra Pura.
Não
há nenhuma outra prática religiosa fora do budismo que possa destruir sementes
karmicas da consciência de alaya do mesmo modo que o método do Jodo Shinshu. Isto
é porque no Jodo Shinshu nos tornamos totalmente conectados com a energia
karmica de Buda Amida que cuida de todo o resto relacionado ao atingimento do
Estado de Buda.
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